Como é feito o cálculo da Tabela Fipe?

A Tabela Fipe mostra o valor de veículos com base em cálculos médios, por isso é muito comum encontrarmos carros muito acima ou abaixo dos valores da tabela, isso ocorre por diversos fatores sendo o principal o estado de conservação do veiculo principalmente a carroceria e o motor, também conta muito se o carro possui acessórios diferentes daqueles que vem de fábrica.

A Tabela Fipe é popular e utilizada por todos que trabalham com comercialização de veículos, por se tratar de algo confiável sem ter vinculo com o mercado.

Os valores estipulados na Tabela Fipe são em reais e apresentados de acordo com o ano de fabricação, motorização, combustível e modelo do veiculo.

Por tanto antes de comprar um carro, moto ou caminhão não deixe de conferir a Tabela Fipe.

  1. A Tabela Fipe é o índice de preços para carros novos e usados

Consultar a Tabela Fipe faz com que você conheça o valor médio de veículos vendidos no Brasil para isso basta acessar o Portal Tabela Fipe e preencher o modelo e ano do veiculo em que você gostaria de consultar.

Porém a tabela é apenas um indicador, como eu já mencionei outros fatores também são relevantes para o preço do veiculo, ou seja, você não vai encontrar um veiculo para comprar com o valor exato proposto pela Tabela Fipe.

  1. Ótima forma de medir a depreciação

A Tabela Fipe é a ferramenta ideal para quem quer vender ou comprar um veiculo, pois ela oferece o valor de referencia de um determinado veiculo em diferentes anos.

Com isso, a tabela também pode ajudar o consumidor a pesquisar os índices de depreciação do veículo.

Esta pesquisa deve ser realizada antes mesmo de realizar a compra, principalmente se o seu objetivo for de trocar de veiculo em pouco tempo, para fazer a pesquisa é bem simples basta acessar o Portal Tabela Fipe e fazer a pesquisa normalmente com ano, marca e modelo do veiculo, feito isso troque o ano e vá anotando as diferenças de preço, desta forma você evita prejuízos no futuro.

  1. Ótima forma de fazer uma base de cálculo do IPVA

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é sempre cobrado no inicio do ano, o valor da alíquota que é a porcentagem a ser cobrado de acordo com o valor do veiculo vária de estado para estado, atualmente o valor da alíquota no Estado de São Paulo é de 4%.

Para as pessoas que querem se programar e saber o valor que precisarão reembolsar no próximo ano basta verificar no portal o valor do seu veiculo e fazer o cálculo para saber o valor exato que precisará pagar.

  1. Influenciador em indenizações de sinistro

Além de compras e vendas a Tabela Fipe também é muito utilizada nas Seguradoras para o pagamento de sinistro. Isso ocorre caso o valor seja de 75% a mais do valor do veiculo de acordo com a tabela.

Tags: , , , , , ,

Category: Tabela Fipe, Tabela Fipe Caminhões, Tabela Fipe Carros, Tabela Fipe Motos