Novas placas de veículos

As novas placas de veículos acabam gerando muitas dúvidas e são temas de discussões, mas para quem não sabe elas serão o padrão Mercosul de identificação a a partir de 2017.

De acordo com uma decisão conjunta entre Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela em 2014, ficou estabelecido que as novas placas de veículos seriam realmente obrigatórias.

Segundo a decisão do Conselho Nacional de Transito – Contran, as placas deverão ter fundo branco com margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e ao centro o nome Brasil também.

Nesse artigo nós vamos trazer importantes informações sobre as novas placas de veículos. Vale a pena conferir e aprender um pouco mais sobre esse assunto para não deixar nenhuma pergunta sem resposta.

As novas placas de veículos e algumas informações que você leitor (a) precisa ter conhecimento

Além de tudo o que já foi mencionado aqui, as placas vão passar a ter sete caracteres alfanumérico. A cidade e o estado de registro do veículo, deverão ser identificados por uma bandeira e brasão do lado direito da placa, logo depois do último número.

As novas placas de veículos vão ter quatro letras e três números. Estes serão escritos sobre o fundo branca e a cor será fundamental para identificar qual a real finalidade do veículo:

  • uso particular, cor preta
  • uso comercial, cor vermelha
  • veículos oficias, cor azul
  • corpo diplomático, cor dourada
  • teste ou de uso das montadoras, cor verde
  • veículos de coleção, cor cinza prateado

As placas também vão precisar ter uma faixa azul-escuro na parte de cima do símbolo do Mercosul, a bandeira da nação à direita, o nome do país de registro em maiúsculo.

De acordo com o Contran, as novas placas já vão passar a valer em 2017 para os veículos 0 km e para os transferidos de cidades, que mudarem de proprietário ou no caso de alguma necessidade de substituição. Todos os outros que já estão em circulação, terão até o dia 31 de dezembro de 2020 para de adequarem a essa exigência.

Como você pode verificar, teremos então um prazo de praticamente 3 anos para conseguir colocar as novas placas nos veículos de maneira geral.

Você deve saber que nós brasileiros possuímos o terrível hábito de deixar tudo para ser resolvido em última hora e se você deseja uma dica: não cometa esse erro com a sua placa.

Quando for possível, troque a sua o mais rápido, pois quanto antes você fizer isso melhor será. Até porque assim será possível ficar com uma preocupação a menos pesando na sua cabeça.

Nós sabemos que não é nada interessante ter uma troca como essa, até porque vai custar dinheiro e o mesmo vai ter que sair do seu bolso, mas se tratando de uma obrigatoriedade, é melhor se adaptar na primeira oportunidade, antes que chegue o prazo final e a procura seja grande demais a ponto de atrapalhar a colocação da sua placa nova.

Agora que você já possui algumas informações sobre as novas placas de veículos, já foi possível notar que isso é de fato um assunto sério e que merece toda atenção, por isso como já aconselhamos, troque a sua! Você vai poder ver que o modelo novo ainda conseguiu ter um design mais moderno e que vai combinar com o seu veículo.

Se você gostou de conferir o que foi exposto nesse artigo, aproveite para ler também sobre Recall e fique por dentro desse assunto que pode ser do seu interesse. Continue sempre ampliando o conhecimento em relação aquilo que você gosta!

 

 

Tags: , , , , ,

Category: Novas Placas